11.6.09

É certo montar uma biblioteca ilegal no meu armário da escola?

Deixe-me explicar.

Eu estudo em uma escola privada que é fortemente restrita. Recentemente, o diretor e o conselho de professores organizaram uma (enorme) lista de livros que não são permitidos para leitura. Eu estava apavorado, pois um grande número de livros eram clássicos e outros eram meus favoritos. Um de meus favoritos, O Apanhador no Campo de Centeio, estava na lista, portando eu decidi levar ele para a escola para ver se eu realmente teria problemas. Então (surpresa!) um garoto de minha turma de inglês perguntou se ele podia pegar emprestado o livro, pois ele ouviu que era muito bom E banido! Isso aconteceu diversas vezes e meu armário agora está transbordando com livros banidos, então eu decidi colocar o armário desocupado perto do meu em bom uso. Eu agora tenho 62 livros neste armário, cerca de metade do que estava na lista. Eu tomei cuidado para trazer somente os livros com qualidade literária. Alguns destes livros são:

> As Vantagens de Ser Invisível
> A Trilogia "Fronteiras do Universo"
> A Missão de Sabriel
> Os Contos de Canterbury
> Cândido
> A Divina Comédia
> Paraíso Perdido
> O Poderoso Chefão
> O Senhor da Foice
> Entrevista com o Vampiro
> The Hunger Games
> O Guia do Mochileiro das Galáxias
> Um Americano na Corte do Rei Artur
> A Revolução dos Bichos
> As Bruxas
> As Chaves do Reino
> Por Que Almocei Meu Pai
> O Alcorão

...e muitos outros

De qualquer forma, eu agora opera uma pequena biblioteca que ninguém tem acesso além de mim. Praticamente uma biblioteca de verdade, pois eu mantenho um inventário e dou datas de devolução para as pessoas e tudo mais. Eu estarei em um tremendo problema se eu for pego, mas eu penso que é a coisa certa a fazer, pois depois que eu iniciei, praticamente nenhum garoto da escola ficou sem interesse em leitura! Agora não apenas todos os garotos estão lendo os livros banidos, mas também estão buscando o seu próprio caminho para ler qualquer coisa que possam colocar as mãos. Então eu estou fazendo uma coisa boa, certo? Ahn, e vocês possivelmente pensaram "Eles não poderiam simplesmente ir a uma biblioteca local e pegar emprestados os livros?", mas a maioria dos garotos são medrosos demais ou seus pais também não deixariam eles pegar os livros. Eu penso que estas pessoas deveriam ter a mente aberta. A maior parte dos livros são banidos por terem informações contra o Catolicismo. Eu limito minha 'biblioteca' somente aos alunos de ensino médio, portando você não pode dizer que estou expondo pessoas jovens demais a um material ao que eles não estão maduros o suficiente. Mas o que estou fazendo é errado, pois os pais e professores não sabem ou não gostariam disso, ou isso é uma boa coisa pois eu estou iniciando a apreciação destes clássicos e realmente bons livros (não somente modinhas como Crepúsculo) em minha geração?

Mais livros que eu tenho:
> Um Estranho no Ninho
> O Retrato de Dorian Gray
> Matadouro 5
> O Senhor das Moscas
> Ponte para Terabítia
> Ardil 22
> A Leste do Éden
> Os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm

...e a lista continua.

Crepúsculo está banido também, mas eu não quero isso poluindo minha biblioteca.

Pensei em envolver a imprensa nisso, mas repórteres não são permitidos no campus. Além disso, meus pais ficariam loucos se eles descobrissem que estou fazendo isso.

---

Este texto foi originalmente publicado no sistema de perguntas "Yahoo! Answers". Resolvi traduzir pois não são todos que entendem inglês, e acho que esta história deveria ser divulgada pela internet. É um exemplo de amor pela literatura e por tudo o que ela pode trazer para as mentes de nossa geração. Pessoas lendo perdem os medos, entram em contato com sentimentos que não sabiam que existia dentro de si, pensam e tomam ação. Pessoas deveriam ler mais, conversar mais, agir mais. Tomem a história deste guri como exemplo. Divulguem esta tradução, não precisa nem citar créditos se desejar assim, mas acho excelente mais e mais pessoas se influenciarem neste exemplo. Empreste, recomende, dê livros, enfim, eles podem salvar a sua vida, e a de quem você infectar com este bem que é o hábito da leitura!

Original em: http://tiny.cc/TFWps