26.8.09

Projeto 1 Milhão de Downloads

Acabei conhecendo sem querer o projeto 1 milhão de downloads. Projeto que começou há pouco, pelo o que percebo, mas que já tem raridades em seu acervo, e um conteúdo muito bem trabalhado.

A ideia de Seu Malaquis e Zé do Baile é juntar pessoas a fim de disponibilizarem em contas do 4shared, rapidshare, etc todo tipo de mídia de forma gratuita.

Entre as raridades, as discografias de Jards Macalé, Ary Lobo, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga, etc.

Muita coisa a compartilhar, a ouvir, a conhecer. Recomendo especialmente o Jards.


Clique aqui! e conheça do blog do projeto onde você pode achar os links e conhecê-los.

“Estão derrubando o sonho dos outros”

Vejam que beleza, em vez de esperarem as tragédias ocorrerem, agora eles mesmos as fazem. Hahahahaha.


"‘Fiquei só com a roupa do corpo’, diz morador de favela reintegrada em SP Homem perdeu pertences durante incêndio em terreno particular.
Reintegração de posse começou na manhã desta segunda, na Zona Sul."

Vide Doutrina do Choque.


“Estão derrubando o sonho dos outros”

23.8.09

Porque eu prefiro Marina Silva para Presidente

Texto de J. Neto, trascrito literalmente do blog Sakuxeio.

------------------------------------


Para quem não lembra, Marina Silva, foi a primeira pessoa a ser convidada pelo presidente Lula para ter ministério em seu governo. Ela é, portanto, a primogênita. Mas porque Lula a convocou, entre tantos outros nomes, e primeiro que os demais?... Simples! Ele tinha a certeza que ela é incorruptível.

Marina Silva pode ser candidata a presidenta pelo PV
Não vou me debulhar aqui sobre o passado e a história de Marina Silva. Já é do conhecimento de todos a sua longa trajetória política e sua luta, não só em defesa da Amazônia e do meio ambiente como também das riquezas naturais desse país. Todos sabem de onde ela veio, o que fez, porque fez, e aonde chegou.

É provável que falte a Marina, elementos e características para atuar em outros departamentos governamentais, e em algumas 'maquiavélicas searas políticas', mas vai ser impossível à todos, afirmar que ela não promove um bom debate de ideias para o país, e de alto nível, principalmente na questão do desenvolvimento sustentável e da ética.

Penso que, se outros deputados e senadores com menos cacife puderam se candidatar, ela, que detém maior valor e potencial que eles, também pode fazê-lo tranquilamente. E, portanto, já em 2011, poderá vir a ser a nova presidenta do Brasil.
Neste momento, o meu voto é dela, e só não o será mais adiante se ela, e somente ela, me provar que não o merece.

---------------------------

E LEMBRE-SE RIO DE JANEIRO: GABEIRA GOVERNADOR!


Panfletagem sim, afinal quais são as mãos da Liberdade senão as nossas próprias? Entre Dilma, Serra ou etc, fico com a Marina!

22.8.09

O Analfabeto Político - B. Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertolt Brecht


Presente: 100 Textos de Brecht, para download no 4Shared, incluindo o texto acima.

Rubem Alves - Sobre a Ciência e a Sapiência

Muitas pessoas não gostam do que escrevo. Dizem que o que eu faço não é ciência, é literatura. É verdade. Faz tempo que me mudei da caixa de ferramentas para a caixa de brinquedos. O que me aborrece é que esses que não gostam do que escrevo pensam que somente a ciência tem dignidade acadêmica. Houve mesmo o caso de uma candidata a mestrado que teve seu projeto recusado por me citar demais e por propor um assunto que não era científico. Psicóloga e pedagoga, ela sabia por experiência própria do poder do olhar.

Há tantos olhares diferentes! Há olhar de desprezo, de admiração, de ternura, de ódio, de vergonha, de alegria... A mãe encosta o filhinho na parede e, a um metro de distância, lhe estende os braços e diz sorrindo: "Vem". Encorajada pelo olhar, a criança, que ainda não sabe andar, dá seus primeiros passos. Há olhares que dão coragem. E há olhares que destroem. Por exemplo, aquele olhar terrível da professora que encara a criança de um certo jeito, sem nada dizer. Mas a criança entende o que o seu olhar está dizendo: "Como você é burra...".

Há olhares que emburrecem. Voltando à metáfora do pênis, há olhares que o tornam impotente, tanto no sentido literal como no sentido metafórico. Acho que era isso que a Adélia Prado tinha em mente quando escreveu maliciosamente: "E o meu lábio zombeteiro faz a lança dele refluir".

O olhar é real. É real porque produz efeitos reais. O olho é também real. Sobre ele, pode-se ter conhecimento científico. Há uma ciência dos olhos. Há uma especialidade médica que se dedica a eles: a oftalmologia. Mas, por mais que procuremos nos tratados de oftalmologia referências ao olhar, não encontraremos nada. O olhar não é objeto de conhecimento científico. Nem tudo o que é real pode ser pescado com as redes metodológicas da ciência. Há objetos que escapam pelos buracos de suas malhas.

Será possível fazer uma ciência dos olhares? Tratá-los estatisticamente? Não tem jeito. Aí a proposta de uma tese sobre o olhar foi rejeitada sob a justa alegação de que não era científica. E não era mesmo. Mas o fato é que os olhares são reais! O estudo dos olhos é tarefa da ciência. E por isso eu sou agradecido. Neste momento, estou usando óculos para escrever. Sem eles, eu só veria borrões. Mas eu me dedico ao olhar, para que meus olhos sejam sábios. O olhar é uma música que os olhos tocam. Coisa de poeta...

São os poetas que falam sobre os olhares. (Eu escrevi "São os poetas que sabem sobre os olhares", mas logo corrigi. Todo mundo sabe sobre os olhares. Todo mundo observa atentamente os olhares, porque são eles, e não os globos oculares, que sinalizam a vida e, especialmente, o amor. Mas só os poetas sabem falar sobre eles.) Escrevo para mudar olhares. Isso não é ciência. É arte.

Há olhos perfeitos que são armas mortíferas. Jesus se referiu a esses olhos e sugeriu que deveriam ser arrancados. Os olhos, eles mesmos, são estúpidos. Eles não têm o poder para discriminar as coisas dignas de serem vistas das coisas não-dignas de serem vistas. Para eles, tanto faz ver um programa idiota de televisão ou uma tela de Johannes Vermeer. A capacidade de discriminar não pertence aos olhos. Pertence ao olhar. Mas isso exige uma luz interior.

Se os olhos não serviram como metáforas, falarei sobre pianos. Mais precisamente, sobre os pianos Steinway, os mais perfeitos, que estão nas grandes salas de concerto do mundo. Os pianos Steinway são produzidos de forma absolutamente rigorosa e científica. Tudo neles tem de ter a medida exata. Todos têm de ser absolutamente iguais, para que o pianista não estranhe. Mas um piano, em si mesmo, é estúpido. Falta-lhes o poder de discriminação. Os pianos obedecem tanto ao toque de um macaco, de um louco ou do Nelson Freire. Os pianos não são fins em si mesmos. São ferramentas. São construídos para tornar possível a beleza da música.

Mas a beleza não é um objeto de conhecimento científico. Ninguém pode ser convencido a gostar de Bach por meio de raciocínios científicos. E não me consta que algum dos especialistas em construção de pianos da fábrica Steinway jamais tenha dado um concerto. Ciência eles têm. Mas falta-lhes a arte. Para que o piano produza beleza, há os pianistas. Mas os pianistas nada sabem sobre a ciência da construção dos pianos. O que eles sabem é tocar piano, coisa que não é científica... Os fabricantes de piano moram na caixa de ferramentas. Os pianistas, na caixa de brinquedos.

A diferença está entre "ciência" e "sapiência". Os teólogos medievais diziam que a ciência era uma serva da teologia. Parodiando, eu digo que a ciência é uma serva da sapiência. A ciência é fogo que aumenta o poder dos homens sobre o mundo. A sapiência usa o fogo da ciência para transformar o mundo em comida, objeto de deleite. Sábio é aquele que degusta. Mas, se o cozinheiro só conhecer os saberes que moram na caixa de ferramentas, é possível que o excesso de fogo queime a comida e, eventualmente, o próprio cozinheiro...



-----------------------------------
Post Scriptum: dica da minha mãe, que achou no blog Depois da Aula.

21.8.09

Descendo até o grunhido

José Saramago acerca do Twitter. Pois é, o do Barco afundou... não tenho tempo para postar minha rotina caótica naquilo. Desculpem a falsa ilusão, mas voltamos à programação normal. Mas se quer uma boa notícia, saiba que exatamente nesta postagem o Barco tem em seu acervo mais posts em 2009 do que em 2007 e 2008 juntos. Por nada, caso agradeça.

Não li a entrevista inteira do Saramago, mas mesmo descontextualizado, este verbete tem seu valor na reflexão. Hoje, num mundo de efemérides, há tanto o que se fazer que não se faz mais nada.

Vi no Jacaré Banguela.


Post Scriptum: e achei esta imagem bem conveniente.


IYA 2009 - Na Rua de Olho na Lua em Lages-SC

Recebi este email do Geraldo Mattos, através de comunidade do yahoo.

É sobre o vídeo - poderia se dizer que o relato audiovisual - da ação urbana participante das atividades do Ano Internacional da Astronomia, 'Na Rua de Olho na Lua', realizada em Lages-SC.

Feito em 04/07/09 pelo GEA - Grupo de Estudos da Astronomia; com imagens e edição de José Tadeu Pinheiro.



Veja o vídeo clicando aqui!


Post Scriptum: sim, sei que há centenas destas ações pelo país, ainda mais em Ano Internacional da Astronomia, mas este considerei importante enaltecer apenas porque sei da dificuldade da astronomia no país. Muito além disso, também como forma de divulgação mesmo, a fim de que outros eventos semelhantes no interior do país ocorram.

19.8.09

Narrativa: Ação, Espaço e Tempo.

Narrativa: Ação, Espaço e Tempo.


Ao acordar, em leito de denso mármore, presenciou o vislumbramento do nascimento do olhar - retina revestida dos milhões de fotóns multicores espectrais.
Ao abrir, perplexo, as pálpebras viscosas - sentiu o espasmo do infinito em sua alma. E através da multiplicidade da Verdade, compôs o mais belo fractal audiovisual tátilolfatogustativo: sua própria ilusão divina, a Vida em suas memórias efêmeras.



conto/prosa poética de fábio bocanegra; em exercício da disciplina de Análise da Linguagem Cinematográfica.

-----------------------------

Post Scriptum: lembrei deste humilde curta feito por mim e colegas, que apesar de na origem não ter nada a ver (outra disciplina, etc), tem sua grande correlação com o texto.

18.8.09

Série Completa 'How Art Made the World' p/ Download

E para iniciar os trabalhos do acervo do Barco Bêbado, repostei para todos a série completa 'How Art Made the World' (Como a Arte Moldou o Mundo).
Esta compõe-se de 5 episódios acerca da história da Arte relacionada com a humana, maravilhosamente bem produzido e com muita informação.

O primeiro chama-se 'More Human than Human', o segundo 'The Day Pictures Were Born', e assim por diante.


Basta clicar aqui! e entrar no acervo no 4shared, e ir fazendo o download de todas as partes.



Todos os episódios são LEGENDADOS em português. Para juntar a legenda, use o VobSub, basta deixar o nome do filme e da legenda iguais em pastas iguais.
Vou upar todos os episódios com uma qualidade impressionante: 700 megas cada episódio de 1 hora de duração.
Parece muito, por isso dividi em várias partes. Para juntar as partes utilize um descompactador, eu recomendo o 7ZIP.

17.8.09

Da Terra à Lua

Pois é, esta imagem está em escala real. A Terra e a Lua. Parecem distantes, mais difícil ainda imaginar a Lua orbitando a Terra a essa distância.

Mais um link do Sedentario, agora de outra coluna mas sobre o mesmo tema. Maravilhoso texto escrito por Kentaro Mori acerca da imensidão. Principalmente na astronomia, na qual distâncias são anos-luz, donde nosso planeta é poeira estelar.

Certamente a astronomia é a ciência da humildade. Esse post deixe bem claro o porquê. Leiam com atenção pois vale cada palavra. Inclusive o vídeo Pálido Ponto Azul do Carl Sagan que já foi postado aqui.

Clique aqui!

16.8.09

Até a Vitória, Sempre!

Meus parabéns a todos aqueles que protestaram nas ruas contra Sarney e seu bando, lembrando aos governantes que o povo não é burro e nem acomodado.

"Protestos pela saída de José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado foram realizadas em diversas capitais do país neste sábado (15). As ações foram combinadas pela internet, pelo site 'Fora Sarney', e pelo Twitter. Protestos foram convocados em pelo menos 13 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). O senador enfrenta diversas denúncias há cerca de dois meses, no entanto, todas as 11 representações que chegaram ao Conselho de Ética do Senado foram arquivadas." Fonte.

Curitiba.


Belo Horizonte.


Recife.


São Paulo.


Rio de Janeiro.


15.8.09

Pandemia de Lucro

Texto recebido em meu email, em nome de Loana Alves Campos - Coordenadora do C.A do curso de Dança da FAP (Faculdade de Artes do Paraná), instituição na qual curso Cinema.

----------------------------------------------

PANDEMIA DE LUCRO


No mundo, todos os anos morrem dois milhões de pessoas vítimas da malária, que poderia ser prevenida com um simples mosquiteiro. E a mídia não diz NADA.

No mundo, todos os anos dois milhões de meninos e meninas morrem de diarréia que poderia ser tratada com um soro oral de 25 centavos. E a mídia não diz
NADA.

Sarampo, pneumonia, doenças curáveis com vacinas baratas, causam a morte de dez milhões de pessoas no mundo todos os anos. E essas notícias não são divulgadas.

Mas há alguns anos atrás, quando a gripe aviária surgiu, inundaram o mundo de notícias, sinais de alarme...
Uma epidemia, a mais perigosa de todas! Uma pandemia! Só ouvia da terrível doença das galinhas.

Porém, o influenza H5N1 causou a morte de 250 pessoas em todo o mundo. 250
mortos durante 10 anos, para o qual dá uma média de 25 vítimas/ano.

A gripe comum mata meio milhão de pessoas todos os anos no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento. Então, por quê se armou tanto escândalo com a gripe aviária?

Simples. Porque atrás dessas galinhas havia um "galo", um galo de espora grande.

O Laboratório farmacêutico Roche com o seu já famoso Tamiflú, vendendo milhões de doses aos países asiáticos.
Embora o Tamiflú é de efetividade duvidosa, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a população deles.

Com a gripe aviária, Roche e Relenza, as duas grandes companhias farmacêuticas que vendem esses antivirais, obtiveram milhões de dólares de ganância.

Antes com as galinhas e agora com os porcos. Sim, agora a psicose começou com a gripe suína. E os jornalistas do mundo só falam disto.

Eu desejo saber: se atrás das galinhas havia um "galo", atrás desses porcos não haverá um "grande porco"?
Porque indubitavelmente são as multinacionais poderosas que vendem os remédios supostamente milagrosos.

E novamente a "bola da vez" é o "milagroso" Tamiflú? Quanto custa? US$50 a caixa!
50 dólares uma caixa de pastilhas? Que negocião!
A companhia norte americana Gilead patenteou o Tamiflú. O maior acionista desta companhia é um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, o secretário de defesa de George Bush, "descobridor" das armas químicas que ocasionou a guerra contra o Iraque.

Os acionistas dos grupos Roche e Relenza estão se dando as mãos, felizes com as vendas milionárias do duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é o lucro, a enorme ganância destes mercenários da saúde.

Se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se para a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela preocupa tanto, por quê não declara isto como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para a combater?

14.8.09

Desperta!

A nossa vida social é agora dominada por restrições que o medo e a raiva impõem à liberdade. O medo e a violência restritiva podem tornar-se prazeres viciantes, reforçados por dirigentes esquizofrênicos e um sistema econômico que depende da restrição da liberdade, da produção de medo e do incitamento ao comportamento violento.

Dr. Timothy Leary






Ps: retirado do sempre desperto República de Fiume.

13.8.09

Livro: A Experiência Psicodélica - Timothy Leary

Este é um repost porque merece. Repost, digo, porque já postei este livro em ebook para download. Mas em outro site, agora é um site próprio que contém apenas o livro.
Divulgo para que ele se mantenha, o livro é muito importante de se conhecer.
Ademais, pesquisem acerca do nome de Timothy Leary, e aprendam a respeitá-lo como gênio que foi.

Clique aqui! e leia o livro online.

Biografia de Arthur Rimbaud

Rimbaud nos faz perceber como a obra é inseparável de seu artista. Ou melhor, de como o ideologismo talvez seja indissociável com a razão e o instinto da escrita automática - isso tratando-se apenas da poemática. Oras, mas deixando de devaneios, conhecer a obra do poeta precoce é fundamental. Para entender seus poemas, para compreender seus tratados e até por mera curiosidade.

Clique para a Parte 1 e a Parte 2 da Biografia, além é claro da Cronologia aqui.

12.8.09

Señor del Kiosko Comics


Señor del Kiosko é o site de tirinhas de Pablo - kioskerman - argentino de algum renome em solo hermano.
Tirinhas muito interessantes, inteligentes e poéticas, como a tirinha acima.
Ou também esta, da época da Tsunami de 2004, surpreendente.

Clique aqui! e para ver as tirinhas, clique em Comics.


Post Scriptum: dica da Pam, do blog MedusandoAres.

Jards Macalé (1972)

Jards Macalé é único na MPB. Compositor primoroso, aventurou-se a cantar, atuar, compor, arranjar. O futebol, pelo o que dizem, não era seu forte. E seu apelido Macalé vem do fato de ser perna-de-pau: "homenagem" ao pior jogador do Botafogo da época.

Pouco conhecido, é gênio. Fez parcerias com Vinicius de Moraes, Gil, Caetano, Nara Leão, Torquato Neto, Gal Costa, etc.

Entre suas grandes composições estão Vapor Barato, Movimento dos barcos, Farinha do Desprezo e Hotel das Estrelas. As últimas 3 estão neste disco, o qual destaco também 78 Rotações e Mal Secreto.


Lista de Músicas:

01. Farinha do Desprezo
02. Revendo Amigos
03. Mal Secreto
04. 78 Rotações
05. Movimento dos Barcos
06. Meu Amor me Agarra & Geme & Treme & Chora & Mata
07. Let's Play That
08. Farrapo Humano - A morte
09. Hotel das Estrelas

Download aqui!


11.8.09

Telescópios

Espero que não me acusem de merchan, pois não recebo nada fazendo esta 'propaganda', nem tampouco comprei qualquer produto deste ATM (fabricante amador de telescópios) portanto não posso garantir nem recomendar. Mas num chute, digo por ouvir dizer que é bem confiável sim.

Mas o que importa para nós são algumas seções do site que trazem noções de astronomia muito importantes.

Começando com algumas definições básicas e Características Físicas, como aumento, magnitude, campo visual, luminosidade, etc.

Outra que nos interessa bastante é a que mostra o funcionamento dos vários tipos de telescópios: Catadióptricos, Refletores, Refratores, Schmidt-Cassegrain e Schmidt-Newtoniano.


Esquema óptico da ideia revolucionária de Newton, criando um novo modelo de telescópio, que por causa da relação focal acabou por se tornar quase onipresente no meio, principalmente entre os amadores. Que podem ter aumentos maiores mais facilmente e com menos custos.

Além de tudo isso, há uma boa lista de Programas de Astronomia, além de várias outras dicas e tópicos.

10.8.09

500 Postagens!

E, como de costume, apresento-vos esta quingentésima postagem aqui n'O Barco Bêbado festejando.
E com motivos, afinal estamos quase a 130.000 visitas neste humilde blog independente e amonetário.
Digo, em antemão de uma idéia absurda como tantas que tenho e dão erradas, que em breve será inaugurado um acervo do Barco Bêbado com ebooks, discos, filmes e o que mais for postado aqui no Barco. Um acervo para downloads.
Começarei com a repostagem da série 'How Art Made the World', legendada para o português. A pedidos de alguns, por email (os links já estão todos expirados ¬¬)

Abraços e obrigado.

9.8.09

Antes e Depois de 6 Cervejas


gif antesedepoisdacerveja Antes e depois de 6 cervejas

Eu acho 6 muito pouco. Mas tá. Vi no Gordo Nerd. Me lembrei dessa postagem aqui! do nosso acervo e báu.

7.8.09

Greenpeace Black Pixel Project

Ação do Greenpeace que diz já ter salvo até o momento 224.374 watts (como mostra o logo) apenas com um pequeno software que cria um quadrado preto na tela de quem baixa.
Eu testei e estou usando neste momento. Para um monitor como o meu (22") ele atrapalha pouco e fico até feliz com ele ali. Para outros monitores não sei, mas acho a iniciativa muito interessante.
Salvar energia num monitor. Parece pouco, e é. Mas nem é tanto pelo o que vai poupar, mas pela iniciativa - sempre você verá ali sua filantropia, e quem sabe te ajude a ajudar mais.

Clique aqui! e conheça.

6.8.09

Edital Minc: Prêmio Loucos pela Diversidade

O Ministério da Cultura e da Saúde, por intermédio da Fundação Oswaldo Cruz têm um prêmio muito interessante sobre um tema mais ainda.
Sou interessado pela loucura desde que me conheço, todas as formas de expansão mental me são apreciadas e a causa antimanicomial levanto bandeira.

Para participar:

- Pessoa Física: Pessoas em sofrimento psíquico que tenham ou tenham tido vínculo institucional.

- Entidades: Entidades, Organizações, Instituições e Associações sem fins lucrativos.

- Grupos: Grupos informais que integrem pessoas em sofrimento psíquico que tenham ou tenham tido vínculo institucional.

- Instituição: Instituição Pública.

O Edital destina-se a premiar iniciativas culturais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuam na interface saúde mental e cultura, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e grupos artísticos ou artistas sem vínculo institucional que atuam na interface saúde mental e cultura e, pessoas em sofrimento psíquico.

Se você possui alguma iniciativa nesse sentido, inscreva-se até 27 de Agosto e torça.

Clique aqui! para acessar diretamente no site do Minc.

Sacou?


Ano Internacional da Astronomia: Palestras no Rio

Recebi este email do Naelton Mendes de Araújo, da Fundação Planetário do Rio, acerca das palestras internacionais com tradução simultânea e transmissão ao vivo na internet que ocorrerão nos dias 5, 7 e 12 de Agosto.

Para os moradores ou vizinhos ao Rio, vale a pena conferir pessoalmente. Para todos os outros, assistir pela internet é uma ótima alternativa. A minha, ao menos.

O Ano Internacional da Astronomia comemora, entre outras coisas, os 400 anos da invenção do telescópio por Galileu Galilei - é feito pela IAU União Astrônomica Mundial, e terá a sede do evento no Rio de Janeiro, para orgulho nacional.

O pré-link para assistir ao vivo é este: mms://200.20.82.246/planetario




---------------------------------------------------------


PLANETÁRIO PROMOVE PALESTRAS INTERNACIONAIS COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA E TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET

A Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro vai promover, nos dias 5, 7 e 12 de agosto, três palestras com representantes de universidades e observatórios dos EUA, Itália e França, no Planetário da Gávea. Com entrada franca, as palestras serão paralelas ao evento mais importante do ano para a ciência astronômica – a XXVII Assembleia Geral da IAU (International Astronomical Union).

Seguindo a programação de comemorações do Ano Internacional da Astronomia e da Assembleia Geral da IAU, o Planetário continua organizando eventos sempre com o objetivo de difundir a astronomia e ciências afins e promover a inclusão de todos os setores da sociedade.
O evento contará com os palestrantes Jim Bell, representante da Universidade de Cornell, de Nova Iorque (EUA), Franco Pacini, representante da Universidade de Firenze, Florença (Itália) e da Françoise Combes, astrônoma do Observatório de Paris, na França.

Com tradução simultânea e transmissão ao vivo pela internet em todas as palestras, os conferencistas irão desenvolver temas como o Nascimento e vida das galáxias, envolverão o público na história da astronomia do tempo de Galileu até hoje em dia, e os levarão a um `passeio' por Marte nos rovers da Nasa.
As palestras acontecerão na cúpula Carl Sagan, do Planetário da Gávea, com capacidade para 260 lugares. Para participar, os interessados deverão retirar sua senha na recepção. As senhas começarão a ser distribuídas uma hora antes de cada palestra.
Para acompanhar as palestras pela internet, basta acessar o endereço mms://200.20.82.246/planetario . É recomendado o uso do aplicativo Windows Media Player.
O Ano Internacional da Astronomia foi instituído pela UNESCO, a agência líder nas comemorações, e a União Astronômica Internacional (IAU). O objetivo é comemorar os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. As atividades desta celebração mundial contam com a contribuição de 99 nações e 14 organizações. Com o tema "O Universo para você descobrir", "o Ano" quer estimular o interesse, especialmente do público jovem, sobre os temas da Astronomia e da ciência em geral.
Durante todo o ano de 2009, a Fundação Planetário vai realizar palestras em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Para acompanhar as novidades do Planetário, siga o twitter: www.twitter.com/planetariodorio.
A Fundação Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Informações pelo telefone 2274-0046.

Confira as datas e temas das palestras:

5 de agosto – 19h30: Cartões Postais de Marte: As Aventuras Continuadas dos Rovers de Marte, Spirit e Opportunity, com o palestrante Jim Bell (Universidade de Cornell)

7 de agosto – 18 horas: De Galileu à astronomia de hoje, com o palestrante Franco Pacini (Universidade de Firenze)

12 de agosto – 19h30: Nascimento e vida das galáxias, com a palestrante Françoise Combes (astrônoma do Observatório de Paris).

IPS 2014. Rio, cidade candidata.

5.8.09

Freakium & Meio

Alguns conheceram o antigo Freakium. Revista virtual muito rica culturalmente, com vários colunistas e tópicos sobre as Artes. E neste meio conheci Leonardo Bonfim, o qual era na época redator.
Este mesmo, hoje, reinaugura o the Freakium sob um outro nome: Freakium & Meio.
Aparentemente mais modesto, apenas de Leonardo, o conteúdo é de qualidade garantida e a leitura recomendada. Sobre artes, cultura e afins. Como tem de ser.

Clique aqui!

Aguaturbia - Complete Tracks (1969-73)

Em vésperas de Salvador Allende chegar ao poder de forma totalmente democrática, e também pouco antes do golpe militar de Pinochet, instaurou-se no Chile uma banda polêmica de rock psicodélico.
Altamente inspirados na cena hippie de San Francisco - cover de Jefferson Airplane -, até os trajes e canções em inglês.
Mas acima de tudo, eles foram umas das bandas que ajudaram a inaugurar o movimento psicodélico na América Latina, produzindo um som de qualidade muito louco. Com orgasmos e a crucificação da bela Denise (vocal) na capa do disco, pouco antes da banda acabar.
Acabou como acabaram milhares de cenas e idéias e mentes e pessoas e bancadas loucas com Pinochet. Depois, voltaram e ainda fazem shows por aí. Não sei se com a mesma formação original, mas sei que possuem um interessante site oficial, vale conferir.
O disco conta com as músicas completas da banda, de 69 a 73.



Lista de Músicas:

01. Baby
02. Erotica
03. Somebody to Love
04. Ah Ah Ah Ay
05. Rollin and Tumbling
06. Uno de Estos Días
07. Carmesí Y Trébol
08. Eres Tu
09. I Wonder Who
10. Heartbreaker
11. Blues on the West Side
12. Waterfall
13. Well All Right
14. Jailhouse Rock
15. E.V.O.L.
16. Aguaturbia
17. El Hombre de la Guitarra


Clique aqui! para download.



Post Scriptum: encontrei, após, um link com vários links para download deste disco. Aproveitem e não deixem expirar nenhum, pelo bem dos que ainda ouvirão. Clique aqui! e confira. Do sempre excelente Contramão.

2.8.09

Selenita: o Homem na Lua

Alguns me pediram porque não falei nada há 10 dias atrás quando houve os 40 anos da chegada do homem à Lua. Oras, para dizer o que todos dizem, para profanar e enxer de demagogias, não iria dizer nada.

Mas visitando o sempre top Sedentário, vi em sua coluna semanal 'Teoria da Conspiração' um artigo primoroso de Marcelo Del Debbio acerca da chegada do homem à Lua, de todas as missões lunares, do contexto político, e até da suposta farsa.

Isso sim é digno de ser postado aqui. Com todos os louros para o Marcelo.

Clique aqui! e leia, para não ter dúvidas, dessa façanha humana.

Jardins de Monet

A revista Casa e Jardim (da editora Globo, e portanto, disponível no site das organizações Globo), fez uma interessante matéria sobre os Jardins de Monet.
Os famosos jardins foram retratados em centenas de pinturas do artista.
Estes, em si, são tão impressionantes quanto as pinturas. Basta olhar para a foto acima. (Dã). Um paraíso terreno.

Trecho: "Com o sucesso de suas vendas, em 1890, Monet comprou o terreno e foi lentamente adquirindo algumas terras à volta de sua propriedade, criando um paraíso natural com a ajuda de uma equipe de dez jardineiros e três motoristas. O artista plantou inúmeras espécies de flores, plantas ornamentais e árvores frutíferas. Criou espontaneamente dois jardins – Jardim d'Água e Jardim da Normandia – e deixou que a natureza se encarregasse de ditar a beleza e a estética visual do lugar."

Parte 1 - parte 2 - parte 3 - parte 4 - parte 5


Blogs: Animação Brasileira & Stop Motion Brasil

E mais um post adaptado (roubado) do nosso parceiro blog 'Doce Inutensílio'. Visitem-no, que não haverá arrependimento.


Primeiramente o 'Stop Motion Brasil', blog com um acervo enorme de curtas-metragens do mundo todo usando da técnica do Stop Motion (óbvio porque é o nome do blog, mas muito interessante porque qualquer um pode fazer, com um mínimo de equipamento e vontade).






O segundo é o blog 'Animação Brasileira', o qual consta animações de todos os estilos feitos por brazucas. Muito bom, ainda mais por se tratar de obras nacionais de um ramo do cinema que no país tem tudo para progredir.


Conheçam, divulguem e possivelmente comecem a fazer suas animações.