28.10.07

O que é bom vem de baixo!

Estreando meus posts aqui no Barco Bebado (nome genial!), falando sobre Música.
Fim da década de 1970, o mundo ainda chora a "morte" do Rock n´Roll atraves da dissolução do Led Zepellin, causada pela morte de um integrante. Além de provocar um tremendo sentimento de luto, deixa milhares de fãs órfãos, talvez a maioria sem nenhuma prespectiva musical em sua frente, todos a deriva do sujo e estranho punk rock e da brilhantina e toda "pompozura" dos hard-rockeiros. No brasil o rock estava nas mãos da tropcália meio aposentada e ainda apostando fichas em Mutantes, para nao deixar "a crise rockeira dos anos 80" tomar conta do cenário musical.
Mas lembrando as revoluções federalistas do século de 1800, um grupo de gaúchos tenta acabar com essa monopolia na música, vinda do centro do país. Trazendo sua influência do rock mais puro com pitadas de rockabilly, e claro a identidade "gaucha" que é irreconhecivel em bandas como TNT, Graforréia Xilarmônica, Os Cascavelletes, Os Replicantes, Garotos da Rua, o movimento pró-rock gaucho tomou conta por inteiro do RS e se expandiu (com certo preconceito) pelo Brasil, ganhando certa importância principalmente pelo trabalho independente das maiorias das bandas.
Essa coletânea produzida em 1986 trás o nome do movimento gaucho. Muito bem selecionadas as musicas, se tornou um disco essencial à amantes do rock produzido no Brasil

(1986) Rock Grande do Sul
Download aqui

_
Nícolas Finkler