30.5.09

O Mal Legado de Linus Pauling e a mitificação da Vitamina C

Linus Pauling foi um gênio. Ganhou 2 Prêmios Nobel (Química e Paz), e fez nome com seu diagrama de Linus Pauling, além de outros avanços à química. Sem falar do apoio que deu ao manifesto Russell-Einstein que avisava sobre os perigos da bomba atômica, inclusive recusando oferta de emprego no Projeto Manhattan - que resultou num Nobel da Paz futuramente.

Entretanto, até mesmo ele possui um lado negro em seu legado, e esse é um artigo que fala sobre a fixação que Pauling teve com as vitaminas, com sua duvidosa Medicina Ortomolecular que receitava superdoses de vitamina C para curar gripes e até câncer.

As receitas, de 1 a 10g diárias de Vitamina C, são muito além da quantidade necessária no corpo, de apenas 60mg. Entretanto, com seu prestígio e experiências duvidosas milhões de pessoas consomem vitamina C supostamente para melhorar dos sintomas da gripe.

Entretanto o seu uso muito provavelmente não serve para nada, se é que não traz malefícios. Para saber mais, somente lendo o artigo de Stephen Barrett.


Clique aqui! para ler traduzido em português.