15.3.11

10 sites colaborativos úteis

Estava eu navegando pelo site do canal Futura (uma das melhores coisas que a Rede Globo "criou"), quando deparei-me nesta notícia publicada. Vale a pena conferir e aproveitar estes 10 sites colaborativos em estilo wiki, distribuindo conhecimento livremente. Uma nova consciência que tem tudo para tornar-se cada vez mais utilizada e com mais qualidade - que os serviços pagos que pensam unicamente no lucro.



-------------------

Não vive sem a Wikipedia? Conheça outros sites colaborativos que estão ganhando espaço e podem ser bem úteis.

Wikiversidade – Dá para fazer cursos online, pesquisar e incluir novas leituras, planos de aula, lições e outros materiais de aprendizagem. Aqui qualquer pessoa com acesso à internet pode criar conteúdos didáticos como exames ou fóruns de discussão e corrigir artigos já existentes, da mesma forma que ocorre na Wikipedia.

Wikilivros – Livros, manuais, tutoriais e outros textos didáticos de domínio público. Você também pode contribuir com a biblioteca ensinando, por exemplo, a preparar um prato típico da sua região. Pode revisar e editar os textos disponíveis (incluindo mais informações, referências, ilustrações...) Ou, quem sabe, incorporar mais conteúdo, como um livro novo, por exemplo.

A versão em português já tem 384 livros, organizados por áreas do conhecimento, ordem alfabética ou nível educacional. Os textos do Wikilivros podem ser reproduzidos e distribuídos (comercialmente ou não). Se for utilizar o conteúdo em algum trabalho, lembre-se de dar crédito aos autores.

Wikijunior – São livros para crianças de até 12 anos que foram criados especialmente para o projeto, em modelo colaborativo. Hoje, a coleção tem 10 livros, sobre temas variados, que podem ser editados e complementados pelos membros. Alguns títulos disponíveis: Astronomia mirim, Alfabeto dos animais, Mistérios do Egito Antigo para curiosos e Matemática divertida. Todo o conteúdo é livre e pode ser distribuído e reproduzido gratuitamente.

Wikimapia – O site utiliza as imagens de satélite do Google Maps para identificar os lugares. Qualquer pessoa pode adicionar um endereço, fotos, vídeos e links a uma localização. Você pode marcar a escola onde estudou, a mercearia da esquina, a sua praia favorita.

Wikisource – Lá tem um acervo legal de documentos históricos, obras literárias e científicas (todos de domínio público).. A edição em português possui presentemente 86 351 textos.

Wikiquote – O objetivo é colecionar citações de livros, filmes, provérbios, personagens da ficção e personalidades célebres. Também traz informações sobre sua origem. É fã de alguma frase genial? Adicione lá!

Wikcionário – É um dicionário colaborativo com verbetes em diversos idiomas. Algumas versões, como inglês, francês e chinês já têm mais de 1 milhão de expressões. A página em português entrou no ar em 2004 e hoje tem mais de 160 mil verbetes. Para incluir uma nova palavra, é necessário se cadastrar.

Wikispecies – Um catálogo das espécies existentes. Nesse caso, não é aberto para o público em geral, apenas biólogos convidados podem colaborar. Mas o conteúdo é livre para utilização e reprodução, como os outros wikis. Na Wikispecies o lema é “o Wikispecies é livre, porque a vida está no domínio público”.

Wikicommons – Este é um banco livre de arquivos de imagem, video, audio e outros. Super útil na hora de ilustrar uma apresentação ou uma pesquisa.

Qwiki (em inglês) – A busca na Qwiki é bem diferente do que você está acostumado. Para começar, ela não tem um banco de dados. Ao fazer uma pesquisa, o site busca imagens e informações disponíveis livremente na internet, como fotos armazenadas no Flickr e textos da Wikipedia. Com tudo isso, ela constrói um vídeo interativo, ali, na hora, para cada assunto que você pesquisar.

Nenhum comentário: