19.6.11

1h de Programa Abertura com Glauber Rocha


Pouco se escreveu sobre a passagem de Glauber Rocha pela televisão. Mas o fato é que sua presença no programa 'Abertura', que foi ao ar de fevereiro de 79 até o fim da TV Tupi em julho de 1980, foi um dos marcos da televisão brasileira livre, espontânea, artística e irreverente - como só Glauber sabia fazer (se bem que Caetano imitou-o até bem, como vocês verão, risos).

Isso porque consegui, através do fórum de compartilhamento Karagarga, um arquivo de vídeo com uma hora de programa Abertura com Glauber Rocha. Muitos trechos estão disponíveis no Youtube, a exemplo, mas realmente é uma preciosidade. Tão bom quanto em seus filmes, o performático Glauber revela-se atento sempre às questões sociais e políticas da época, não à toa o nome de seu programa.

Para saber mais do Abertura, eis diretamente do site do Tempo Glauber:

"O Programa " ABERTURA" teve sua estréia em 4 de Fevereiro de 1979 na extinta Tv Tupi, dos Diários Assossiados. Criado por Fernando Barbosa Lima, teve também sua direção. Considerado um dos mais importantes inovadores da tv brasileira, foi o criador do famoso "Jornal da Vanguarda" ( 1962 - 1969 ) , com passagens fundamentais pela Tv Rio e pela Tv Excelsior. Loffler, um homem eminente da televisão, era seu braço direito.

Teve como Produtor, Carlos Alberto Vizeu, e como Produtora a Teletape ( que fornecia infra-estrutura técnica simples no programa, como câmeras U-MAtic de primeira geração).

O Programa Abertura, foi ao ar de Fevereiro de 1979 até Julho de 1980, quando a Tv Tupi fechou suas portas. Fernando Barbosa, colocou no ar, uma equipe de intelectuais, jornalistas, artistas e personalidades de primeira linha, como Antônio Callado, Fausto Wolff, Fernando Sabino, Sérgio Cabral, Oswaldo Sargentelli , entre outros, e representando o cinema brasileiro, nada mais que o próprio Glauber Rocha, que aceitou o convite sem ponderar."  
continua, no site Tempo Glauber.


Para download:  clique aqui! ou entre em nosso 1º Acervo d'O Barco Bêbado


--------------------------

Um comentário:

Siqueira disse...

Tive oportunidade assistir alguns desses programas.Tinha acabado de entrar na Universidade e, para mim, o programa era uma verdadeira aula de cidadania e de coragem.Era praticamente o início da abertura politica e o programa era o pioneiro na TV.Um show de informações, ídolos dos mais respeitáveis,quase inatingíveis para nós jovens,devido a proibição na imprensa fala de forma inteiramente aberta...simplesmente um momento ímpar da Tv brasileira.Foi uma pena a TV tupi ser destruída daquela forma pela
Globo.