8.8.08

Os benefícios da educação Musical.

Viajantes do barco bêbado, talvez eu esteja escrevendo esta postagem por interesse próprio, mas acredito que o benefício é de todos. Para que não sabe sou multi instrumentista e apaixonado por música, portanto decidi esclarecer-vos e encorajá-los a entrar mais no universo musical essencialmente PRÁTICO!

Não conheço muito a teoria musical, ja estudei à muito tempo e toco tudo de ouvido, mas li muito sobre musicoterapia e toda a sua aplicabilidade na vida pessoal é muito proveitosa.

Estava lendo em alguns sites conclusões de estudos sobre os benefícios da música, e colocarei alguns pontos mais importantes, abrangendo todas as idades, crianças, jovens, e adultos. A educação musical:
- ajuda a melhorar o processamento das palavras, que pode ser de grande utilidade para ajudar crianças com dislexia ou outros problemas de leitura;
- colabora com o desenvolvimento do discurso e da linguagem(incorpora tom, ritmo e palavras);.
- ajuda a melhorar a capacidade do cérebro para diferenciar sons que mudam rapidamente, algo indispensável para compreender e utilizar a linguagem;
- produz auto-estima;
- a leitura musical ajuda a desenvolver capacidades matemáticas, de leitura e coordenação ("olhos-mãos");
- desenvolve a coordenação motora, e se o instrumento for de sopro, também desenvolve capacidades motoras orais;
- do piano, para crianças de 4 à 7 anos desenvolve raciocínio espacio-temporal;
- ouvir Mozart, para universitários também desenvolve raciocínio espacio-temporal;
- ajuda a desenvolver o cérebro;
- pode ser usada para fins não musicais, ajudando deficientes mentais a darem seu potencial máximo no aprendizado.

Música não tem idade, só requer estudo e dedicação. Encaminhe seu filho se possível dos 5 ou 6 anos de idade para uma escola de música, e acompanhe-o.

Boa música!

Nenhum comentário: