23.6.09

Dobson 18" Ultra-Portátil

Acredito que muitos nem entenderam o título da postagem. Bem, vou explicar. No ramo dos telescópios (sim, a foto é o homem e seu telescópio) há vários tipos, um dos mais clássicos o inventado por Sir. Isaac Newton, chamado também de refletor newtoniano.
Para segurar os telescópios é necessário também uma montagem, que vulgarmente é confundido com tripé. Entre os mais populares também há a montagem construída por Dobson, justamente a dobsoniana, mais simples e barata que as equatoriais cheias de engrenagens.

Tá, nem assim tá muito simples de entender, não é? - vou ter que postar sobre óptica e astronomia - mas procurem no google que tudo se explica.

Esse homem nesse vídeo conseguiu simplificar a montagem mais simples, e construiu um telescópio realmente simples, portátil, leve e com certeza muito potente.

O 18" corresponde ao diâmetro da abertura do telescópio (você viu que ele é feito apenas com varas metálicas, e não tubos nem nada) então nesse caso a abertura é o próprio diâmetro do espelho. 18 polegadas correspondem mais ou menos a 450mm. Acredite que as imagens, se o espelho for de qualidade e as condições atmosféricas adequadas, pode flagrar além dos planetas solares, nebulosas, aglomerados, estrelas binárias, luas e satélites, galáxias, asteróides e até a ISS (Estação Espacial Internacional). Não é fácil achar 'na mão', sem um controle mecânico de Go-to ou algo parecido, mas não é impossível.

Volto em breve com uma postagem sobre astronomia, gostei de relembrar o tema. (Já pensei em fazer astronomia, mas desisti e estou fazendo cinema).

Para ver os vídeos no Youtube, clique aqui! e aqui! Parte 1 e 2, respectivamente.