11.9.07

Constantin Stanislavski - Teatro

Constantin Stanislavski (1863-1938) foi um ator russo. Ator desde os 14 anos, foi um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, criador do Sistema Stanislavski de atuação realista, ainda hoje básico na arte da representação.
Era de família rica, sua primeira apresentação foi aos seus sete anos. Logo no início de sua carreira (provavelmente com o intuito de preservar o nome da família, ja que a atividade do ator não era bem vista naquela época), adotou o sobrenome 'Stanislavski'.
Lá por meados de 1888, Stanislavski fundou a Sociedade Literária e Artística do Teatro de Maly, onde ganhou experiência de palco e atuação. Dez anos depois, foi co-fundador do Teatro de Arte de Moscou (MKhAT), junto a Vladimir Nemirovich-Danchenko. Ali foi diretor de Anton Chekhov, que tornou-se-lhe discípulo. A peça 'A Gaivota' foi das primeiras apresentações de ambos.
No Teatro de Arte, foi que começou a desenvolver o seu famoso “Sistema Stanislavski”, baseado na tradição realista de Aleksander Pushkin. (freqüentemente chamado “método”, isto na verdade é uma imprecisão técnica, pois o Método foi desenvolvido a partir daquele).


Obs: Postei agora um pouco do pouco que sei de Teatro. Fiz 3 aulas realmente excepcionais com um professor genial chamado Luciano Mateus, e em cada explicação, citava ele o nome de um desdes grandes.

Por Angelo Augusto