8.3.10

Juana Inés de la Cruz

Hoje, dia oficial da Mulher, recebi por email de minha mãe esta indicação: homenagear Juana Inés de la Cruz. Afirmo que até então desconhecia-a, mas como eu sempre digo, estamos aqui para aprender.

"Sor Juana Inés de la Cruz foi uma mestiça Mexicana, poetisa, religiosa. Por entender que não teria acesso ao conhecimento, resolve tornar-se monja, sem vocação. Foi muito criticada por seus escritos, e por dedicar-se a saberes profanos como: a literatura (décimas, sonetos e villancicos), a música, o teatro (com peças na língua nahuatl e castelhano) e também a astronomia. Submete-se à Igreja, designando-se em seu pedido de clemência como “La peor de todas”. Morreu em 1695 no México, tendo sido a última dos grandes escritores do Século de Ouro." Dirce Perin, baseada na Wikipedia


Como exemplo de uma poesia de Juana:

En perseguirme, Mundo, ¿qué interesas?
¿En qué te ofendo, cuando sólo intento
poner bellezas en mi entendimiento
y no mi entendimiento en las bellezas?
Yo no estimo tesoros ni riquezas;
y así, siempre me causa más contento
poner riquezas en mi pensamiento
que no mi pensamiento en las riquezas.
Y no estimo hermosura que, vencida,
es despojo civil de las edades,
ni riqueza me agrada fementida,
teniendo por mejor, en mis verdades,
consumir vanidades de la vida
que consumir la vida en vanidades.

Em perseguir-me, Mundo, que interessas?
Em que te ofendo, se só procuro
pôr beleza em meu entendimento
e não meu entendimento nas belezas?
Eu não aprecio tesouros nem riquezas;
e assim, sempre me causa mais alegria
pôr riquezas em meu pensamento
que meu pensamento nas riquezas.
E não creio na formosura que, vencida,
é despojo civil das idades,
nem riqueza me agrada, enganosa,
tendo por melhor, nas minhas verdades,
consumir inutilidades da vida
que consumir a vida em inutilidades.
(Tradução livre: Dirce Perin)


Pode-se saber mais em:
PAZ, Octavio. Sor Juana Inés de la Cruz y las trampas de la fe. Barcelona, 1982.


Há também um filme sobre esta poeta religiosa, conhecida como a 'pior de todas'. O link da primeira parte no Youtube está aqui!, entretanto as legendas são em inglês. O filme é de 1990, dirigido pela argentina Maria Luiza Bemberg.


--------------------------------------------
Post Scriptum: quem souber onde conseguir um huipil, favor comunicar a mim.

Ps 2: copiando Juana;

Em perseguir-me, Anaphylaxxya, que interessas?
Em que te ofendo, se só procuro
pôr beleza (que me traz) em meu entendimento (e nos dos navegantes daqui).
Brincadeira, hahahaha. Para os bons navegantes, as duas poesias trazidas desde o polêmico dia, bastam. Afinal como nos traz Juana, vamos consumir as [in]utilidades da vida, e não a vida em inutilidades.

Ps 3: 700ª postagem.

Ps 4: vencedores das contas do Making OFF: Luana Cabral e Rodrigo Sotero.