28.3.09

Desenhos Americanos Anti-Nazistas - Alienação Infantil

Continuando o post do desenho da Disney sobre o Zé Carioca, que foi apenas um marketing político, deixo como explicação outros desenhos. Muito mais explícitos, esses desenhos da Disney e da Warner Bros faziam parte da missão americana de induzir sua população contra o nazismo, e consequentemente induzir ao resto do mundo (aculturação ianque). Não estou apoiando os nazistas, longe disso, apenas mostrando que na Segunda Guerra eram dois lados de uma mesma moeda. Uma era explícita, outra mascarada. Mas a tal política de propaganda hitlerista, tão criticada como alienante, não me parece diferente da norte-americana.

Aqui! temos o desenho do Pato Donald Nazista (Der Fuehrer's Face), uma enorme sátira americana, que inclusive ganhou o Oscar de melhor curta-metragem de 1943.


Aqui! temos o clássico 'Aprendizado para a Morte' (Education for Death: The Making of the Nazi), que mostra a história de um garoto que nasceu na Alemanha nazista, também de 43.


Aqui! temos da Warner, Patolino no Comando, em que o mesmo invade sozinho a Alemanha de Hitler e no fim acerta com uma marreta o próprio Fuehrer.


Aqui! temos Popeye, o marinheiro, num desenho em que ele encontra um submarino japonês e obviamente o destrói. De 1941.


Aqui! vemos que nem mesmo a história dos 3 Porquinhos passou batida, com o Adolf Wolf (Lobo-Mau), produzido pela MGM Cartoon - que avisa: qualquer semelhância com Hitler é, sim, proposital. No fim os porquinhos destróem o Japão e Hitler vai para o inferno.


Aqui! eis outro desenho da Warner Bros. Satirizando os japoneses e sua cultura, que por sua vez era muito mais bonita do que hoje em dia.



É importante salientar que a mídia deve ter muito cuidado com propagandas ideológicas, mas acima de tudo se for voltada para crianças. O que fizeram com estes desenhos é uma verdadeira lavagem cerebral num ser humano que tem toda uma vida pela frente, e que já novo acaba criando ódio por outros humanos. Independente da ideologia, afinal temos desenhos japoneses que faziam o mesmo; como eu disse, faces da mesma moeda. Apenas não pensam que americanos são libertários e nazistas são ditadores. Ambos tem em sua ideologia a subversão do homem, ambos ensinam a matar, ambos não são exemplos para ninguém, muito menos para crianças. Igualdade e liberdade são mensagens que devem ser passadas, do contrário viram humanos... desumanos.


Post Scriptum: muitos destes desenhos foram depois banidos (o que não quer dizer muito, afinal a guerra já tinha acabado). Outro desenho banido, mas bem mais atual é esse aqui!, que conta uma história baseada n'As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain. Também para a mente de uma criança pode ser traumatizante.

Ps 2: outro desenho/comercial censurado por este aqui! onde os Flinstones incentivam a comprar cigarros Winstons. Altamente desaconselhável para crianças. Mas vou parar por aqui, senão não terá fim este post.

Ps 2: e ainda reclamam do Capitão Planeta ;P