8.11.09

Fotografias: 'Poluição na China'

"O fotógrafo chinês Lu Guang ganhou no dia 14 de outubro o prêmio anual de Fotografia Humanitária da W. Eugene Smith Memorial Fund. Guang registra, desde 2005, os problemas ecológicos e sociais decorrentes do crescimento acelerado da China, e com essas imagens produziu o documentário fotográfico Pollution in China (Poluição na China).

O nome é simples. As fotos é que impressionam - e assustam.


Guang nasceu em 1961 e fotografa profissionalmente desde 1993. Seu trabalho está muito ligado aos problemas sociais e ecológicos da China moderna, fotografando desde minas de carvão até viciados em drogas, desde a epidemia de SARS até infectados por AIDS.

O blog de fotografia do New York Times compara o trabalho de Guang ao Eugene Smith, fotojornalista americano que dá nome ao prêmio de US$ 30 mil que o chinês recebeu. Smith registrou momentos marcantes do século passado, como a Segunda Guerra Mundial, e trabalhos humanitários na África.

Para ver mais fotos do Pollution in China clique aqui ou aqui."


Via blog da revista Época.


Post Scriptum: Eu nem ia comentar nada, entretanto o comunismo capitalista da China é a prova definitiva - através da falta de saúde geral da população, que se reflete não só na poluição, mas na escravatura da mão-de-obra paupérrima, trânsito caótico, péssima alimentação, etc etc etc - de que grandes aglomerados urbanos, principalmente no sistema em uso (travesti econômico: usa do povo desinstruído e miserável para tornar-se a nova 'potência'. Quase 1,5 bilhões de pessoas e nem 10% disso é, deveras, 'potência econômica'), não é funcional tampouco racional. E nesse caso nem é questão de exôdo urbano, não.

Ps 2: Eu havia esquecido. China, por favor, LIBERTA O TIBET!!! (FREE TIBET!)