13.2.10

Rádio Digital

Muito se falou da tecnologia que seria usada para Televisão Digital Brasileira, mas pouco vem se falando sobre a do Rádio Digital, tão importante quanto. O rádio, um dos primeiros meios midiáticos de massa, ainda é muito presente na vida das pessoas e duvido que será sepultado por novas mídias, como a própria televisão ou a internet, na vida das pessoas. Sendo assim, agora, em fevereiro - segundo o próprio governo - se decidirá qual o formato que o Brasil seguirá.
Entre os formatos que se tem, afinal um legítimo brasileiro está longe de ser obtido, estão o HD Radio (dos EUA) e o DRM (Digital Radio Mondiale), europeu.
Para se entender as diferenças gritantes entre os dois sistemas, e a fim de posicionar uma voz em vocês mesmos sobre o que deve ser feito, o CMI fez um artigo sobre o assunto. A posição do Centro é unânime: O DRM deve ser o escolhido, porque "está claro que o DRM é de longe o padrão no qual rádios livres e rádios de baixa potência em geral terão condições de operar no sistema digital." Além de ser um padrão aberto. Entretanto é mais possível que o adotado seja o norte-americano, pelo lobby da empresa criadora do sistema, entre outros fatos. O que será um retrocesso na democracia brasileira.


Para entender mais, clique aqui! e pesquise.