20.1.09

Projeto Lata Mágica - Poa

Já pensaste em fazer fotografias usando latas? Pois é, a técnica é bastante antiga mas pouca gente conhece. Já vi matérias a respeito na SuperInteressante, em outros sites e blog, mas gostei muito do Projeto Lata Mágica realizado em Porto Alegre.

Eles utilizam nas suas fotografias a técnica do 'pinhole', e com seu 'olhar passageiro' retratam seu olhar de mundo usando materiais muito simples. O resultado é fantástico!


"Pinhole - do inglês, buraco de alfinete - é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade. Antes do advento da fotografia (séc.XIX), as projeções pinhole eram instrumento científico de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas."


Clique aqui! para conhecer o projeto, e não esqueça de ver as galerias de fotos!

Nenhum comentário: