31.1.09

Louco, eu?

Ótima reportagem da revista SuperInteressante sobre a loucura. Tema no mínimo questionável.

Eu sou abertamente totalmente contra a utilização de boa parte dos remédios psiquiátricos e principalmente adepto da luta antimanicomial.

"Louco é o homem que preferiu enlouquecer, no sentido em que socialmente se entende a palavra, a trair sua idéia de honra humana."

Leiam a reportagem pois muito vale, e apesar de ser longa, se atentem ao final dela aos procedimentos adotados durante os séculos. Tanta crueldade. Desculpem-me quem discorda, mas para mim manicômio é crueldade pura. Ainda que muitos já tenham pensado em internar-se apenas para livrar-se desta sociedade imoral.

Num tempo de protestos pró-liberdade sexual, de expressão, política e etc; torna-se mais que necessário aumentar a questão dos duvidosos diagnósticos aplicados por tantos psiquiatras, que arruinam vidas e prendem almas a seu bel-prazer. Aonde está o direito de aprisionar um homem apenas porque vê o mundo ao seu redor diferentemente? Nem todos são assassinos, esta idéia é antiquada e ridícula, e pensar que trancá-las com camisas de força em salas brancas vai curá-los é um erro horrível.

Afinal, quem é louco? Quem determina o que é ser louco?

A um mundo que, dia e noite, e cada vez mais come o incomível, para levar até o fim sua má intenção, nada se tem a fazer, chegado a este ponto, senão tapar-lhe a boca.

Clique aqui! e leia a reportagem. Mas muito além de apenas ler, lute por essa causa, afinal amanhã é você que pode ser tachado de louco e trancado num manicômio, sozinho, sem amor.

28.1.09

Um Mineiro na Índia

Desde que iniciou venho acompanhando quieto o blog Um Mineiro na Índia. Eu, como apaixonado pela Índia (e aspirante a indiano), não poderia ter chance melhor de conhecer o país senão por um brazuca que foi trabalhar lá. Apesar dos hábitos dele não ser propriamente os mesmos que os meus, todas as postagens são interessantíssimas, e pode-se perder horas lendo seus posts sem cansar.
Ao menos pra mim, é claro. Adorei especialmente a postagem sobre Goa, que paraíso. :)

Para quem gosta da Índia, a dica não pode ser melhor, clique aqui! e curta.

Post Scriptum: Não sejam tolos, olhem os arquivos!!!

Índios Fazem Apelo Gigante

Faixa formada por cerca de 1.200 índios participantes do Fórum Social Mundial pede atenção dos governos para a destruição da Amazônia. O protesto ocorreu na manhã desta terça-feira (27), na Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém (PA), e reuniu indígenas brasileiros e de outros países da América Latina.

Achei demais essa imagem formada pelos próprios índios. Muito além de salvar a Amazônia, deveríamos lutar por salvar todo o ecossistema. Pobres índios.. com suas terras invadidas para desmatamento, com seus rios poluídos com mercúrio da mineração, com sua cultura invadida por 'europeismos'.

Numa floresta continental, nada melhor que fazer um apelo à altura ;) Gostei demais, mesmo que 99% das pessoas (covardes!) apenas vejam, e continuem suas vidas medíocres.

Post Scriptum: uma forma diferente de pintura (dentre as 7 artes), não acham?!

27.1.09

"Os poderosos podem matar uma, duas, ou até três rosas, mas nunca deterão a primavera"

Ou se deterem-na (como tentam em troca de ouro), matarão a todos...

Campanha governamental na Finlância mostra porquinhos (entende-se cofrinhos) com ar vampiresco. Dando a impressão de que o cofrinho 'suga' o sangue, ou seja, o dinheiro; que é um ser maligno e que "poupar não é sempre uma coisa boa".
O governo finlandês está claramente querendo que seu povo cultue muito o capitalismo. Por quê? Simplesmente porque o governo teme a recessão, que poderia acontecer graças a essa 'crise', enfraquecendo o comércio e conseqüentemente a indústria. O que me parece bastante irônico é o fato de que toda esta crise iniciou-se porque milhares de americanos endividados (praticamente todos eles são endividados) resolveram boicotar as imobiliárias.
O capitalismo ianque sempre foi extremamente exagerado, a população local sempre foi acostumada a ter dezenas de cartões de crédito, parcelamento, empréstimo, financiamento, cheque especial, todas estas maravilhas do capitalismo! Estimulados pelo juro baixo que os EUA mantém, essa doutrina levou os americanos ao apogeu mundial, e fez com que os próprios concentrassem boa parte de toda indústria mundial.
Basta lembrar que a 2ª Revolução Industrial foi justamente quando Henry Ford, Taylor e cia decidiram lucrar ao máximo com a produção em massa. A Ford, inclusive, que hoje está em vias de falência (salva é claro, pelo Estado americano, que não admite que os carros orientais - mais econômicos - ultrapassem a indústria automobilística local - GM, Ford, Crysler, etc -).
Lembrem-se de tudo o que os americanos fizeram pelo petróleo. Quantas guerras! Por certo a indústria automobílistica é importante para eles.
Mas o que os americanos tem a ver com os finlandeses do anúncio? Se isto não ficou claro, é muito simples entender. Os finlandeses estão querendo que seu povo torne-se como o americano - e que venham novas pseudo-crises!
Indústrias que criam produtos que são essenciais e duram pouco, oras o 'desenvolvimento' não pode parar!
Que desenvolvimento é este que deixa rastros de esqueletos humanos? Que destrói os biomas terrestres - e ainda se recusa a assinar o Protocolo de Kyoto, que nem é nada demais! -. Pouco se importa com os demais, e até mesmo com os próprios americanos, matando-os lentamente com suas Coca-Cola e com seus McDonalds, endividando-os em cartões para que o comércio permaneça, que manda seus próprios irmãos a guerras como a do Iraque. Isso falando apenas do que fazem a si próprios, pensem nos povos atingidos por esta ganância?! A África não recebe ajuda monetária, mas para as empresas endividadas americanas temos trilhões!

A verdade é que o mundo paga pela sua ganância, e temos que mudar radicalmente em pouquíssimo tempo. Ou todos padereceremos. Não é exagero, é lógica. Nem falo de aquecimento global, falo de poluição, falo de falta d'água, falo de falta de poesia.

Em vez dos países quererem aproveitar a situação mundial caótica para levantar os mesmos ideais que há 50 anos levaram Che a tomar Cuba (pré-aliança URSS), preferem querer aumentar o capitalismo não só na esfera macro, mas que também na micro os homens virem capitalistas de carteirinha. Afinal, qual o modelo de mundo que seria melhor para todos? Reflitam, a resposta eu darei. Mas vocês todos acertarão se pensarem bem. E certamente não é o capitalismo assassino, nem tampouco o socialismo fingido.

Lamentável campanha finlandesa. O mundo é feito de vida; fungos, plantas, animais, homens. Não de papéis prostituídos. Papel não se come, ouro não se come. Precisamos acabar com a fome, precisamos fazer uma arte política, uma filosofia política. Afinal apenas quando todos tiverem direito à Arte, é que ela poderá assumir sua função real de virtude, e não de demagogia.

Veja matéria sobre a campanha no site da Globo.com aqui!

24.1.09

As Lesões mais Sem-Noção do Esporte

Os atletas em geral sofrem lesões constantemente, afinal apesar de todo preparo físico, eles ficam o dia-a-dia em função disso. Agora, publicarei aqui este post 'nada-artístico' porque realmente me surpreendeu certas lesões. O da imagem acima perdeu o dedo ao ter seu anel preso na cerca durante a comemoração de um gol. Cômico, se não fosse trágico.
Mas tem piores, e mais sem-noção, hahaha. Vale a pena conferir.

Clique aqui! e veja mais destes desportistas sem-noção.

5ª Edição Pequeno Dicionário Idiomático

Vamos fumar uma bomba? hahaha


Não é nada recente, eu próprio já tinha visto este há muito tempo, mas só agora decidi postar. Depois de meses, antes tarde do que nunca!
Achei, como todos, a idéia extremamente simples, mas muito divertida. Tantas e tantas gírias que dizemos todo o dia sem nem se dar conta do que significam. E principalmente, do que significam literalmente.
Uma boa dica para passar o tempo e rir um pouco ;)

Clique aqui! e veja mais imagens.

Post Scriptum: Me lembrei agora da série de posts do Nadaver.com que se chama 'Interprete a imagem e Mate a Charada', muito legal também.

As 15 Pinturas Vendidas Mais Caras

Número 7 da lista, Irises, Van Gogh.

As 15 pinturas mais caras do mundo. Claro, contando apenas as que já foram vendidas. Há obras em museus de valor inestimável, e também há todo o mercado negro da arte, que não revela seus números em leilões.
Mas considerando isso, temos estas 15 pinturas. Destacam-se dois artistas gradiosos, Vincent Van Gogh e Pablo Picasso. Estes dois encabeçam 8 dessas 15 pinturas. Merecem, mas a obra virar capital, é horrível.
Pagar quase 150 milhões de doláres americanos no quadro do Pollock é exagero. Um desrespeito no meu ponto de vista. Mas um dia eu explico melhor meus motivos.

Clique aqui! e observe a lista, com o Pollock citado, sendo nº1.

Bicicleta que vira Mochila

Muito legal essa mochila. Eu, como mochileiro, adorei. Traz além de uma mochila que cabe muita coisa, uma bicicleta que pesa apenas 9 kg, e que demora apenas 2 minutos para ser montada.
Muito prático para acampar, para trilhar, ou mesmo viajar como mochileiro.

Quero uma!

Clique aqui! para ver a reportagem no Globo.com, ou aqui! para entrar no site do fabricante.

20.1.09

Doce Inutensílio - Blog Amigo

Blog do louco p. mattos, parceiro e amigo de msn pela madrugada. Disse que ajudaria ele a divulgar seu recente blog, e então aqui está uma dica a quem tem bom gosto (principalmente musical, afinal ele é músico, hahaha).

Um blog artístico, também. Espero que gostem.

Clique aqui! e confira o trabalho do p. mattos.

Teste de Grafologia

Antes de escrever qualquer coisa imagino que logo o leitor já pergunta a si próprio: 'Mas você acredita nestes testes de internet?', e eu logo respondo: Não sei.

Hahaha, digamos, aparentemente não creio, mas fiz o teste meio que por devaneio e o resultado até esteve muito conciso sobre a minha pessoa. Não custa fazer apenas pra ver no que vai dar.

A parte de testes de internet, a grafologia é criticada por uns, e louvada por outros. Não há prova científica entre a maneira como uma pessoa escreve e o seu comportamento; mas inúmeras empresas e até a polícia continuam usando. Afinal, alguma coisa deve sim revelar.

Deixando de delongas, clique aqui! e confira.

Martin Kovalik - Fotógrafo

Martin Kovalik tornou-se 'famoso' por suas fotos ousadas, sensuais, fálicas muitas vezes. Esta que ilustra este post provavelmente seja a mais ousada destas, mas devo ressaltar que as fotografias são de ótimo gosto. O rapaz tem muito talento, eu gostei.

Clique aqui! e confira um pequeno portfólio.

Projeto Lata Mágica - Poa

Já pensaste em fazer fotografias usando latas? Pois é, a técnica é bastante antiga mas pouca gente conhece. Já vi matérias a respeito na SuperInteressante, em outros sites e blog, mas gostei muito do Projeto Lata Mágica realizado em Porto Alegre.

Eles utilizam nas suas fotografias a técnica do 'pinhole', e com seu 'olhar passageiro' retratam seu olhar de mundo usando materiais muito simples. O resultado é fantástico!


"Pinhole - do inglês, buraco de alfinete - é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz. A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade. Antes do advento da fotografia (séc.XIX), as projeções pinhole eram instrumento científico de visualização de eclipses e no estudo das estrelas; nas artes, as imagens pinhole serviam de molde para os pintores paisagistas."


Clique aqui! para conhecer o projeto, e não esqueça de ver as galerias de fotos!

17.1.09

Dicionário de Filmes Brasileiros - Download

Ótima dica para os amantes do Cinema!

Dicionário de Filmes Brasileiros é o mais completo levantamento já feito sobre a filmografia brasileira de longa-metragem. Fruto de 4 anos de pesquisa, o dicionário nos remete aos primórdios do Cinema Brasileiro em 1908, aos filmes mudos das décadas de 10/20, aos filmusicais dos anos 30, às chanchadas da Atlântida, ao profissionalismo da Vera-Cruz e Maristela, ao Cinema Novo, às Pornochanchadas, ao fundo do poço com o Explícito, e, finalmente, a retomada.

Clique aqui! para fazer o download.

Post Scritpum: o ícone do download é bem pequeno, e embaixo da visualização online do livro, que não indico porque demora muito a carregar.

Reforma da Lei Rouanet

Qualquer um que se envolve com patrocínio cultural no Brasil - inclusive blogs, atualmente - se depara com a Lei Rouanet.

Concordo plenamente (ainda mais por participar de Editais de Patrocínio) que hoje em dia há muito, para poucos. E mesmo quando se consegue o patrocínio, seja para a realização de um filme, seja para o que for, poucos são os que conseguem realmente usufruir disso.

O problema principalmente é a burocracia. Poucas empresas realmente querem ter seu nome vinculado a ações culturais - mas isso está mudando, ainda bem - e o Governo em si pouco faz para ajudar a cultura nacional.

O próprio Gil, enquanto Ministro da Cultura foi muito criticado por patrocinar com milhões projetos de grandes estúdios e emissoras, e não dar voz ao 'povo', sem recursos, mas com ótimas idéias.

A reforma é algo programado há muito nesse meio, inclusive a mudança dos editais e dos formulários - terrivelmente complicados hoje em dia -, mas a grande mudança seria na 'troca' do sistema da lei de incentivos.

Entre outras medidas, a norma atualmente permite deduzir do imposto de renda de 60% a 100% do valor investido em um projeto cultural, de acordo com o enquadramento. Só que isso deixa pouco a vontade as empresas a patrocinar projetos. Principalmente porque a própria pouco ganha com isso, troca 6 por meia dúzia. Pensam em mudar esse sistema para um jeito em que a empresa veja-se estimulada a inventir na cultura nacional.

Algo como foram os Mecenas durante o Renascimento. Mas o projeto ainda está para sofrer inúmeras alterações, e você mesmo pode contribuir nisso enviando sugestões.

Acho muito interessante, e eu próprio quero ler mais acerca disso.

Clique aqui! e se atualize, afinal você possivelmente precisará usar de patrocínios algum dia.

Fotos: A Vida por um Fio

Fotos de pessoas que estiveram com a vida por 'um fio'.


Mas deveras, quem não está com a vida por um fio?


Clique aqui!

Fotos da II GM Que Você Não Viu

Fotos da II Guerra Mundial que provavelmente você ainda não viu.

Resumo em uma palavra: lastimável.


Clique aqui!

8.1.09

Conversa Entre Malditos

Achei muito interessante quando vi no ótimo blog Cinema Cultura este 'chat', bate-papo, etc. Assim podem deixar recados quaisquer, quando eu puder respondo.

Chamei-o então de 'Conversa Entre Malditos', um interessante nome. Gostei.

Todos à proa!

7.1.09

Skoob

Ainda na fase 'beta', o Skoob (books ao contrário) é um portal de usuários leitores. Pode-se fazer amigos e mandar recados, mas o principal objetivo é que você possa adicionar os livros que já leu, os que está lendo, e os que pretende ler e fazer assim um acervo, uma 'estante' virtual. Muito interessante a idéia, eu já me cadastrei sobre o apelido de : Fábio Bocanegra. Podem me adicionar e cadastrar livros, gostei da idéia e cada livro q eu ler colocarei lá. O problema é que falta muito livro no acervo deles, e as vezes não tenho os dados pra cadastrar alguns livros que li. Mentira, é preguiça mesmo. Hahahahaha. Mas muito boa a idéia e espero que gostem.

Clique aqui!

Foto da ISS e Atlantis passando pelo Sol

Foto em alta resolução da Estação Espacial Internacional (ISS) e do ônibus espacial Atlantis passando 'por cima' do Sol. Vendo descuidado até parece mais uma mancha solar comum - que eu mesmo já vi utilizando meu simples refrator, e claro, com os filtros adequados - mas na realidade são os satélites artificais passando pelo astro Rei. Muito legal! Clique aqui!

6.1.09

As Fotos Mais Antigas do Mundo

Esta fotografia ao lado data de 1826, e é tomada por muitos como a mais antiga fotografia, e conseqüentemente, primeira feita. Tirada pelo fotógrafo francês Joseph Nicéphore Niépce, utilizou-se de um processo conhecido como "heliography", como se fosse uma 'pintura com o sol', afinal o Sol que secava o precário filme.




Já esta é a primeira fotografia colorida do mundo. Feita por Louis Ducos du Hauron em 1872, mostra como paisagem a cidade de Angouleme, no Sul da França.

Reciclagem nos desenhos da Disney

Comparação entre cena de Mogli e Ursinho Pooh, muito parecidos, não?!


Interessante site que revela 'segredo' da Disney: eles reciclavam desenhos. Mas oras, isso é algo bem lógico até, visto que na época dos clássicos da Disney não havia computadores, e sim centenas de habilidosos desenhistas.
Não vejo como defeito, e sim como inteligência. Afinal, por que não reutilizar certos desenhos em diferentes filmes? Sinceramente, tenho apenas que admirar a capacidade que a Disney teve de popularizar o desenho animado e alçá-lo no mais alto patamar. Hoje quem me parece despontar é uma 'subsidiária' da Disney, a Pixar.

Bom, clique aqui! e veja outros desenhos reutilizados pela Disney.

5.1.09

Blog sobre a História da O.T.O.

Faze o que tu queres, há de ser tudo da lei.


Por participar ainda da lista Thelema-br do Yahoo Grupos - mesmo que ausente das práticas há muito - , recebi outro dia um e-mail falando da criação deste blog. Feito por Carlos Raposo, este tem como objetivo falar da história da Ordo Templis Orientis, uma fraternidade secreta mundialmente conhecida, com representação também no Brasil, adepta da Thelema.

No site da O.T.O. brazuca, diz-se o seguinte:

"A Ordo Templi Orientis é uma Ordem Internacional de cunho iniciático, mágico e místico cujos ensinamentos estão fundamentados na Lei de Thelema, conforme promulgada por Aiwass, através de Aleister Crowley, em Liber AL vel Legis, Livro Sagrado, que anuncia uma era de Liberdade para o ser humano. Homens e Mulheres que, alcançando a sua harmonia com o próprio Universo, estarão capacitados a assumir seu status divino e realizar as suas Verdadeiras Vontades."

Talvez fique confuso a quem pouco conhece do ocultismo recente, e de magos como Crowley ou Kellner. Mas justamente para difundir a O.T.O. que este blog foi criado. Espero que quem conhece aprofunde seu conhecimento, e quem não conhece que conheça.

Se quiserem (não sei como estarão as visitas após este retorno), deixem comentários pedindo que eu fale mais sobre Thelema, sua história e etc, e será um prazer. Senão, o silêncio basta.


Clique aqui!


O amor é a lei, amor sob vontade.

Carona Chevrolet

Indo da Volkswagen vamos para a Chevrolet, que lançou um programa muito interessante chamado Carona Chevrolet.

Basicamente consiste numa forma de diminuir tanto gastos quanto trânsito e até mesmo poluição simplesmente utilizando um gesto simples: a carona. Centenas de pessoas fazem o mesmo trajeto de cidade a cidade todos os dias. Por que essas pessoas não vão juntas em um só carro, repartindo despesas? É algo bastante promissor.

Sobre o perigo de dar ou pedir caronas, é preciso dizer que antes de sair por aí como mochileiro, deve-se cadastrar, conversar com a pessoa com quem dará ou receberá carona, pode conferir dados ou nome e sentir-se seguro, afinal o programa é sério.

Não ganho nada para falar dele, muito menos de montadora automobilística, mas achei a idéia muito boa, e talvez possa ajudar alguém. É gratuito. Fica a dica.


Clique aqui!


Post Scritpum: e ainda pode-se ver através do site a situação do trânsito Rio-Sampa em tempo real, me parece confiável.

Lenda Viva - 50 Fatos sobre Kombi

Nada como voltar ao Barco e falar sobre meu objeto de culto (assim como para Augusto): a Kombi.

A matéria em si é velhinha, data de 2007, quando a Kombi fez 50 anos de produção brazuca! Então a QUATRO RODAS, revista sobre automóveis, nos diz 50 fatos sobre este charmoso e mitológico carro, a Kombi.

Um dos itens que me chama a atenção é este:

"33. Em 1996, o México desativou sua linha de produção e deixou o Brasil como único fabricante de Kombi no mundo. "

Mais um motivo para o brasileiro amar a Kombi, o carro mais transcendental existente. Espero eu ter a sorte de ter um, e neste, viajar pelas Américas.

Clique aqui!

.

Voltamos! Após meses... [2]

Sei que já leram este título outra vez. Pois é, após meses de pirataria e tempo perdido, o Barco Bêbado voltou aos oceanos.

Let's Go Get Stoned! Sem mais delongas, palavras exigiriam explicações.

Apenas digo que vieram novos alísios, ainda que reste o pó de nostalgia.