21.7.09

Curta de Animação: 'More', de Mark Osborne

Mark Osborne ficou conhecido no meio cinematográfico de animação com o longa 'Kung Fu Panda', mas o que me chama atenção em seu currículo certamente é este curta chamado 'More'.
Feito em 2008, utilizando-se de massa de modelar e técnicas de stop motion, é brilhantemente bem conduzido por Osborne.
O curta - como deve ser - se explica. Não gosto de avaliar o que posto aqui, minha opinião não é única nem tampouco certa. Mas há muito o que refletir ao se ver um curta que de forma bem sádica (ao menos a mim) mostra como o poder faz com que pessoas essencialmente boas não mudem suas atitudes e pensamentos para um bem-comum de todos. Não verdadeiramente, numa mudança em prol da liberdade. No vídeo, o sistema opressor e capitalista engole o personagem, rouba sua idéia e - pior - acaba por transformar sua maravilhosa e expansiva invenção num produto sujo e enganador, como a televisão.
Usando do que o Videodrome nos ensinou, 'a tela da televisão é a retina da mente', nesse mundo sociopata e doente.
Outros tiram de conclusão que se tu encontras tua salvação pessoal, não deves compartilhá-la com o mundo pois ele não seguirá teus preceitos. Besteira.
O conhecimento é livre, mas já passou da hora das pessoas acordarem. Um mundo perfeito não é difícil nem impossível, é terrivelmente simples e depende apenas da mudança de pensamento de cada um. Portanto, hoje a noite, antes de durmir: reflita sobre sua vida, sobre suas manias tolas, sobre seus julgamentos para com os outros, sobre o bem e o mal, sobre o que o sistema te faz pensar, sobre as 34mil crianças que morrem vitimas da pobreza todos os dias, na corrupção de ideologias que discriminam quem for, e a na facilidade de se viver num mundo onde todos se ajudam e se amam. Amam, não a besteira de namoro, casamento e buquê que vocês criaram. O amor precisa ser reinventado, assim como nossa sociedade.
Mas o que é principal, e que nos é iludido e que até mesmo eu esqueci de escrever até o momento é sobre a verdadeira felicidade. Que não se compra em lojas, que não se ganha em beijos, que não tem forma em presentes, que não significa nada sem amor.
A verdadeira felicidade consiste em expurgar por vontade própria qualquer deletério em sua vida e amar a todo e qualquer, de forma a não mentir para si mesmo, não se matar a cada momento. E se quiser, pode mentir e fingir e matar e romper e morrer e sumir, na Arte. Reflitam... acordai ó filhos do SOL!


Clique aqui! para ver o curta no Youtube. Dica do sempre e omnipresente Fly.