20.7.09

Entrevista com Allen Ginsberg + Tom Waits declamando America

Entrevista originalmente postada pelo nosso Fly no blog Feito em Sala, transcrevo idêntico - minto, trocarei a foto, pois adoro esta que coloquei - :

Clique para a:

Primeira Parte da entrevista com Allen.
Segunda Parte.
Terceira Parte.


"Continuando a coleção de recortes de textos que me agradam, fiquem agora com um trecho de uma entrevista com Allen Ginsberg, poeta estadunidense da geração beat, que ficou conhecido pelo seu livro de poesia Howl. Ele fala sobre amor, rejeição e conquistas. Todos sentados para ouvir o mestre!



“O que nos falta para descobrir? Perguntei a Swani Shivananda onde poderia encontrar um guru. E ele me disse: “Teu próprio coração é teu guru.” O principal slogan, fonte de aprendizado, ensino, regra e fidelidade de toda situação amorosa é o coração, ao qual se deve sempre seguir, porque não há outro lugar para onde se possa ir. Isso desintegraria as dúvidas ideológicas ou as complexidades da situação política em que estamos. É preciso deixar-se levar um pouco mais pelo coração – é a maneira de evitar as armadilhas e os impasses ideológicos e hiper-intelectuais em que tanto os homossexuais como os radicais estão metidos.

Depende dos teus sentimentos e confia em teus sentimentos. Acho que muitos dos conflitos nascem da desconfiança da sociedade em relação aos teus amores, até que finalmente tu acabas duvidando dos teus próprios amores, sem saber o que fazer com eles. Outra coisa que considero importante é aceitar a rejeição porque quanto mais aprendes a aceitar a rejeição menos vulnerável te tornas a ela e mais oportunidades tens de que te levem para a cama e de acumular pontos para o teu coração e para a tua rola. À medida em que te abres e te dás, sempre sem rancor, e aceitas a rejeição das pessoas muito tímidas ou socialmente temerosas ou que simplesmente não te desejam, mais aberto estará aos teus sentimentos, mais te comunicarás e terás maiores probabilidades de conectar.

Uma das piores dificuldades, especialmente para os jovens de todo tipo, é o medo de dar o primeiro passo porque temem ser rejeitados. Portanto, tudo o que resta é revelação sincera do coração e isso é aplicável política, subjetiva e pessoalmente… É a falta de confiança no coração que entediou a mentalidade radical e a mentalidade sexual dos EUA. Se não nos interessamos por vossos corações e aceitamos os nossos corações, se não encontramos nossa realidade no coração, então o que fica será o perpétuo vazio do intelecto.”

Roubado e repartido entre os pobres por |Fly|."

---------------------------------------------------------------------------

E o bônus aos navegantes que chegaram até aqui, e que não pode ser pequeno, é o link para download em mp3 de Tom Waits declamando a poesia-mor de Ginsberg, 'America'.

Esta poesia, ainda que rebuscada por um poeta iluminado mas sobretudo vagabundo, é um marco na literatura americana e quiça universal. É de uma grandeza maravilhosa e acompanhada da música de Waits é realmente comovente. Apreciem.


Clique aqui! para baixar Tom Waits & Allen Ginsberg - America.