7.7.09

Volta ao mundo em bicicleta

No Guidão da Liberdade!


Antonio Olinto Ferreira, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo (com 11.000 habitantes) chamada Ipaussu, muda-se para Curitiba aos 16 anos. Em 1992, formado em Direito a um ano e mei, já sentindo o peso das responsabilidades profissionais nas costas, resolveu comprar uma bicicleta e pedalar pela manhã para perder um pouco da barriga que já acumulara.
O exercício virou paixão, e o advogado não pensava mais em aventuras de motocicleta como fizera até então, começou a imaginar uma viagem de bicicleta pela Europa por um ano, visitando os parques nacionais europeus.
Em 22 de maio de 1993, Olinto aterrissa em Madri com sua bicicleta e mínima bagagem. Da Espanha pedalou para Portugal e de volta à Espanha realizou o Caminho de Santiago de onde obteve o aprendizado de um tipo diferente de viagem. Uma viagem onde move-se devagar e aprende-se muito com todos os obstáculos do caminho.
Os sonhos do paulista do interior se ampliaram, e Olinto decidiu pedalar e viajar até onde pudesse. Após passar por 13 países da Europa, ele percorreu 1 da África, 9 da Ásia e 11 da América, só retornando para o Brasil em outubro de 1996. Três anos e meio, 46.620 km pedalados por 4 continentes, 81 Parques Nacionais visitados por todo o mundo.
Durante 1997 Antonio Olinto escreveu um livro intitulado "No Guidão da Liberdade"(Sobre a volta ao mundo, atualmente em sua segunda edição). Em 1998 passou a morar em um motor-home(que foi roubado mais tarde, com todos os seus projetos de divulgação do cicloturismo e seus pertences) e por dois anos dedicou-se ao ensino das novas normas de trânsito referentes à bicicleta em escolas de ensino fundamental. Olinto falou com quase 60.000 crianças de vários estados brasileiros.
Juntamente com este trabalho, o cicloturista fez pesquisas e mapeou roteiros para incentivar as pessoas a viajar embicicleta pelo Brasil. Já escreveu vários artigos para revistas especializadas.
Os trabalhos ganharam reconhecimento internacional quando Olinto proferiu palestras em congressos internacionais como no "Velocity" - Áustria (abril de 1999), na "Jornadas de Betanzos" - Espanha (setembro de 2000), A "V Jornadas - El Mundo en Bicicleta" em Burgos - Espanha (março de 2001), além de várias palestras no País Basco (março de 2001).
Juntamente com o livro, estas palestras têm sido o carro-chefe deste trabalho de divulgação do cicloturismo no Brasil e têm servido de base e inspiração para muitos que se iniciaram no esporte e na aventura.
Olinto Foi diagnosticado com Câncer em 2004. Mas Recuperou-se com sucesso após cirurgias e uma intensa recuperação.
Ele ainda escreveu outros 3 livros:
- Os 7 Passos Andinos
- Guia Caminho da Fé: Para cicloturistas e caminhantes
- Guia de Cicloturismo: Mantiqueira

Bicicleta = mais saúde, menos carros, mais ar puro, mais economia, mais lazer, mais mobilidade urbana.

Clique aqui para entrar no site do Antonio Olinto.

Confira o Olinto comentando a viagem!