31.7.09

Há quem avise que não é crise e sim covardia...


Há quem avise

Que não é crise

E sim covardia...




(trecho de um samba a ser composto por mim, no improviso da postagem).


É. Embraer, após meses de crise, obtém lucro líquido de $ 466,9 milhões no segundo trimestre deste ano. Um aumento de mais de 30% ao mesmo período de 2008! Que incrível! Que bela gestão que soube sair da crise por cima.

Haha, crise? Demitindo 4200 funcionários (e claro, culpando a crise), não é difícil registrar tais números.


Não se iludam, a crise é criada por alguns para beneficiar estes alguns. Os verdadeiramente ricos não são afetados, e o pânico popular é muito chamativo a políticos que necessitam de escândalos para mascarar suas ações. Com a crise é possível demitir sem causa, fazer junção de empresas em nome da 'salvação', empresas maiores comprarem menores, governos reduzirem benefícios ao seu povo e até as economias adotarem protecionismos.

É. Ela serve pra muitas coisas, coisas estas, que não são do teu interesse. Mas que envolvem a todos nesse grande fogo de artifício de desinformação e especulação.

Podem crer que estou de devaneios e que é óbvio que os próprios EUA saíram debilitados. Mas ah, não é de hoje que os verdadeiros 'donos' do país fazem ações contra seu próprio povo. E contra o do mundo todo, aliás. (Não que o início desta crise seja arquitetada, provavelmente foi estupidez do povo consumista americano que não teve dinheiro para pagar dívidas internas. Mas uma vez que a oportunidade surge, ela é bem usada.)

O 11 de setembro já foi esquecido? CRISE MUNDIAL! Ou será que a morte do MJ chama mais a atenção? O Sarney ninguém lembra mais... e as demissões da Embraer? Ah, passado!

Lucro na crise? .... é. economia especulativa é covardia.