29.10.09

Kyuss - Blues For The Red Sun

Banda importantíssima no cenário independente norte-americano dos anos 90, o Kyuss popularizou o até então pouco conhecido gênero "Stoner Rock". Assistindo de camarote à ascenção do Grunge, com suas camisetas de flanela e álbuns importantes desbancadores do metal-farofa-anos-oitenta das paradas de sucesso, Stoner e Kyuss podem não prestar concorrência muito acirrada com seus conterrâneos de Seattle em termos comerciais, porém, em influência e status de "banda de culto", com certeza rivalizam de forma bastante agradável. Antes de começar a falar propriamente do grupo em questão neste post, é preciso um pequeno resumo do que significa o tal Stoner Rock: carros, festas, drogas, viagens interplanetárias dão a tônica da musicalidade. Com influências óbvias à primeira audição que vêm desde os clássicos Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Hendrix e AC/DC; para também encaixar algo do proto-punk de bandas como Stooges e MC5 em seu caldeirão de misturas ilícitas. Psicodelia, hard rock, punk, e heavy metal. Tão ilícito quando altamente recomendável.
A banda foi formada em Palm Springs, Califórina, em 1989, e em sua formação clássica e devidamente estabilizada contaria com John Garcia(vocais), Josh Homme(Guitarra), Nick Oliveri(baixo) e Brant Bjork(bateria). Alguns conhecedores mais ávidos da música atual podem ter reconhecido o proeminente nome de Josh Homme, hoje líder de uma das grandes bandas da atualidade, o Queens Of The Stone Age. Josh, quando a banda assina para gravar seu primeiro álbum, contava com apenas 18 anos. As similariedades do QOTSA com o Kyuss são bastante perceptíveis, embora os dois grupos levem sua musicalidade para direções distintas; cabe notar que o Kyuss é também mais sujo e cru que sua irmã mais famosa. Os então garotos começaram tocando nas chamadas generator parties: festas no meio do deserto regadas a bebidas e substâncias as mais variadas, em que as bandas usavam geradores movidos a gasolina para conseguir a energia necessária para os equipamentos. Josh ganha certa notoriedade por tocar sua guitarra elétrica ligada em amplificadores de baixo, gerando um som pesado e grave. Seu primeiro álbum, Wretch, já adivinhava músicos extremamente promissores e talentosos executando canções que destoavam do cenário musical da época.

Porém, é com o segundo álbum, exatamente o presente neste post, que o grupo recebe aclamação unânime. Blues For The Red Sun mostra um grande avanço em relação à primeira gravação; uma maturidade impressionante em garotos tão jovens - Josh contava com 19 anos e Garcia com 21 apenas - para criar música rebelde, densa e pesada sem parecer demasiadamente com algo já feito antes, nem algo executado por seus contemporâneos. Josh plugava sua guitarra Ovation UK II preta num amplificador de baixo, a afinava o mais grave possível, pisava no fuzz e saia compondo riffs turbinados com a urgência de um garoto que acabara de tirar habilitação para dirigir. Na época do seu lançamento, a crítica especializada tentou de inúmeras maneiras encontrar algum rótulo adequado ao grupo, todas infrutíferas. O Kyuss, se por um lado calcava seu rock em influências diversas e bem definidas, por outro conseguia de forma única condensá-las em um formato bastante abrangente e extrair disso uma musicalidade singular. Não é um metal estilo Metallica, apesar de contar com peso e densidade em suas composições. E justamente por este peso fica difícil encaixar um outro rótulo qualquer: psychedelic rock, punk rock, hard rock. Todas, embora coerentes à primeira vista, não válidas. Foi tanto a confusão instaurada que as pessoas, não satisfeitas em saber da existência de um grupo musical fazedor de uma melodia inclassicável, trataram logo de taxar-lhes um gênero: e assim entra em cena o Stoner Rock.

A banda acabou em 1995 mas deixou vivo seu legado e sua musicalidade para, no pós-Kyuss, haver espaço para QOTSA, Mondo Generetor, Unida, Fu Manchu, dentre outras. E, muito embora o Queens Of The Stone Age geralmente faça sombra ao culto do Kyuss, é impossível desmerecer o linha de execução trabalhada primeiramente por Garcia e Homme na banda dos anos noventa. Fico enbabulado de indicar determinadas músicas em um disco tão bom; muito menos tentar exemplificá-las em palavras. Meu conselho é, ouça este álbum por inteiro, e embarque você mesmo no tumulto musical do deserto californiano. Não serei egoísta de tirar de você esta viagem.

ps: ok, o clássico da banda é Green Machine!


1 - Thumb
2 - Green Machine
3 - Molten Universe
4 - 50 Million Year Trip
5 - Thong Song
6 - Apothecaries' Weight
7 - Caterpillar March
8 - Freedom Run
9 - 800
10 - Writhe
11 - Capsized
12 - Allen's Wrench
13 - Mondo Generator
14 - Yeah