21.10.09

The Sonics - Here Are The Sonics!!!

Apesar de não pertencer a nenhum movimento musical definido, o The Sonics fazia parte de um outro grupo de gangues musicais nascidas na costa noroeste norte-americana e que tinha por objetivo e marca registrada a energia, a crueza na hora de compor melodias e a selvageria na hora de apresentá-las ao público. Genuíno rock de garagem. A história de formação da banda, dotada de diversas idas e vindas e outras incontáveis mudanças de membros, até sua estabilização no final do ano de 1963 é desnecessária. Basta dizer que, na sua formação clássica, o Sonics continha Andy Parypa no baixo, seu irmão Larry na guitarra-solo, Roc Lind no saxofone, Bob Bennet na bateria e o inconfundível Gerry Roslie nos alucinados vocais.

A despeito do movimento punk que só tomaria vida muito mais para o futuro nas mãos habilidosas - e algumas nem tão habilidosas assim - de bandas do porte de Velvet Underground, The Stooges, Ramones, MC5 e outras lindezas similares, os cinco garotos que formaram o Sonics já carregavam algumas das caracterícas que anos depois sacudiriam primeiramente os becos de Nova York para depois espalhar seu veneno contagiante mundo afora: rebeldia juvenil, energia musical dançante e vibrante, uma atitute visceral nas apresentações ao vivo.

Para um ouvinte desavisado, as gravações que soam sujas e distorcidas podem impressionar. Não é sem motivo que o vocalista, Gerry Roslie, é insistentemente comparado a Little Richard: com seus gritos histéricos, somados às guitarras distorcidas (ou como disse Andy Parypa, no Seattle Times em 84: "Se nossos discos parecem distorcidos, é porque eles são. Meu irmão Larry estava sempre fuçando nas caixas. Elas sempre estavam tipo overdrive... Ou ele estava desconectando os auto-falantes e esburacando eles com um furador de gelo. É por isso que a gente acabou soando como um trem quebrado."). Esta é apenas uma pequena amostra dos mitos que cercam as gravações do Sonics.

O segundo álgum, Boom, tem uma história ainda mais escabrosa: diz-se que a banda arrancava a esmo todas as cartolinas utilizadas para embalar ovos e que ficavam na parede para assegurar melhor acústica, para, segundo eles, criar uma unidade musical mais "viva".

Todas as canções desse fabuloso álbum de estréia, Here Are The Sonics!!! encaixam-se perfeitamente em uma unidade deliciosa de rock, nostalgia, rebeldia, e energia dançante. Nostalgia pois é bastante perceptível a influência de artistas de rockabilly da década anterior em cada dedilhada vibrante de guitarra. Rebeldia pois, ao mesmo tempo em que presta uma grande homenagem ao rock clássico, o grupo distancia-se de ser classificado como revival de um "clássico" para preencher com uma selvageria e crueza poucas vezes ouvidas anteriormente; iniciando, por assim dizer, a caminhada rumo ao que um dia distante no horizonte viria a ser o punk. E, por fim, e talvez o mais importante, destaco a energia dançante do quinteto. The Sonics é uma daquelas bandas para se ouvir pulando descontroladamente pelo quarto, com um enorme sorriso no rosto. E acredite, você carregará esse sorriso pelo restante da semana após ouvir músicas como "Have Love Will Travel", "Psycho", "Louie, Louie", "Money", "Strychnine" dentre outras.

Disco de enorme influência para incontáveis bandas que praticavam o chamado rock de garagem, este álbum inicial do grupo é audição absolutamente fundamental. E muito embora haja realmente algumas baladinhas não tão interessantes (lembremo-nos de que, nessa época, uma banda de porte pequeno/médio não tinha, afinal de contas, outra alternativa a não ser tocar em salões de baile e rings de patinação), grande parte de seu repertório é composto por devastadoras descargas elétricas de fúria proto-punk, tanto no que se refere ao material original quanto no que as excelentes covers, envenenadas por um dos vocalistas mais insanos da história do rock e um dos grandes mestres da guitarra "serra elétrica".

1 - "The Witch"
2 - "Do You Love Me"
3 - "Roll Over Beethoven"
4 - "Boss Hoss"
5 - "Dirty Robber"
6 - "Have Love Will Travel"
7 - "Psycho"
8 - "Money (That's What I Want)"
9 - "Walkin' the Dog"
10 - "Night Time is the Right Time"
11 - "Strychnine"
12 - "Good Golly Miss Molly"
13 - "Keep A Knockin'"
14 - "Don't Believe in Christmas"
15 - "Santa Claus"
16 - "The Village Idiot"