21.10.09

ZAP COMIX

A ZAP COMIX surgiu nos anos 60, com um rapaz chamado Robert Crumb que vendia suas revistas na esquina da Rua Haight com a Ashbury em San Francisco. Em dois meses Robert teve um surto criativo e concebeu e desenhou a ZAP COMIX, a revista logo se tornou modelo para um monte de revistas underground que rapidamente a seguiram. Em pouco tempo Crumb estava acompanhado por um grupo de artistas que representavam cada uma das diversas subculturas jovens da América. A ZAP então era formada por:
- Robert Crumb trabalhava como estagiário em uma fabrica de cartões de aniversario , no pouco tempo livre que tinha , desenhava suas historias. Era historias de animais, como a de um gatinho, que voltava pra casa dos pais e transava com a irmã.
-Rick Griffin tinha um emprego na revista Surfer, trabalhava em tempo integral: surfava até as onze horas, almoçava, fazia seus desenhos para a revista e depois voltava para o surfe.
-Robert Williams após centenas de brigas de rua, guerras de gangues e algumas detenções por beber pouco e outros pequenos delitos, Robert não poderia mais ficar em Albuquerque, então deixou sua ex-noiva e foi para Los Angeles.
-Gilbert Shelton aterrorizava reitores com a edição da revista estudantil Washinton Capers.
-Manuel Spain: um delinqüente juvenil proletário latino, o que era muito comum na sociedade americana da época. Após produzir em um mimeógrafo sua própria revista anti-guerra e pró-direitos civis, Spain conseguiu descer mais um pouco na escala social: e tornou-se um delinqüente juvenil proletário latino subversivo.
-Victor Monoso nasceu na Espanha, trabalhava em uma editora, e estava em San Francisco desde 1959.
O tempo passou, milhares de outros comix surgiram no mundo, mesmo após os hippies, Janis, e San Francisco, o espírito e a forma sarcástica da revista continuam. Para quem desenha, a ZAP pode ser muito útil em pesquisa de estilos, e para quem já conhece um apelo, sejam generosos como um amigo meu foi, e mostrem a ZAP pra alguém.
Site da editora da ZAP:

http://www.conradeditora.com.br/hotsite/zap/index.html

--------------------
Ps: preciso dizer que é uma nova colaboradora d'O Barco? Bem-vinda Gabi.